quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

RADIOATIVIDADE (Quimica)



     Radioatividade é um fenômeno pelos quais os núcleos atômicos sofrem transformações e emitem radiações, podendo nesse processo formar novos elementos químicos.
    Existem na natureza alguns elementos fisicamente estáveis cujos átomos ao se desintegrarem emitem energia sob forma de irradiação.
     Da se o nome radioatividade justamente a essa propriedade que tais átomos têm de emitir radiação.
      Dois grandes nomes da radioatividade são :
PIERRE CURIE E MARIE SKLODOWSKA CURIE .
     Pierre Curie nasceu em Paris, em 1859, e ai faleceu em 1906, vitima de um atropelameto. Foi pesquisador nas áreass da cristalografia e do magnetismo. Em 1895, casou-se com Marie sklodowska ( nascida na polônia, em 1867), que se tornou conhecida como madame Curie.
    Trabalhando num galpão pobre e com poucos recursos, o casal Curie estudou a radioatividade dos sais de urânio e conseguiu isolar, em 1898, um novo elemento quimico, que foi denominado POLÔNIO, em homenagem à terra natal de Marie Curie. Devidos a esses trabalhos, o casal Curie recebeu, juntamente com Becquerel, o prêmio Nobel de fisica de 1903.
    Após a morte de Pierre. Marie Curie conseguiu isolar o elemento RÁDIO. O que lhe valeu o prêmio Nobel de Quimica de 1911. Marie Curie morreu na Suiça em 1934, praticamente cega e com anemia profunda, vitimada pela Radioatividade acumulada em seu organismo durante 34 anos de pesquisa.
( RICARDO FELTRE, 6° EDIÇÃO , SÃO PAULO , 2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário