domingo, 7 de abril de 2013

Globalização e a Mídia (Geografia)

Em teoria, a globalização pretende promover a homogenização da sociedade e promover a igualdade, porém na prática, isso não acontece. Além de agravar problemas sociais como a desigualdade e a pobreza, coloca, através da mídia, "panos quentes" nestes problemas que o capitalismo provoca, para não deixa-los transparecer para a população
O capitalismo se usa dos meios de comunicação para encobrir as mazelas da sociedade atual, onde muitos têm pouco e uma minoria esbanja capital. A propaganda e publicidade são os principais meios que a mídia se utiliza para fazer isso. Sem pessoas para consumir, não haveria lucro. Comerciais que estimulam o consumismo, agravam a desigualdade e provocam problemas ambientais, são vistos com frequência, principalmente na TV e em revistas, os meios de comunicação mais monopolizados no Brasil.
A integração entre os países, ideia geradora da globalização, gera sim benefícios para o mundo, movimentando a economia e gerando riquezas. O problema que enfrentamos é a forma incorreta de como esse capital é distribuído para a população.
Mudar esse cenário atualmente é algo praticamente impossível com o modelo capitalista em seu ápice, porém é preciso ter olhar crítico a respeito de tudo que é repassado para a população através mídias e pensar antes de adquirir um produto, se ele vai fazer diferença na sua vida, ou será mais um lixo gerado que poluirá o meio ambiente e encherá o bolso dos grandes empresários. A escolha é sua.

Um comentário: