Um jogo linguístico (também chamado de língua secreta ou língua lúdica) é um sistema de manipulação de palavras faladas para render a elas incompreensão a um ouvido não-treinado. Jogos linguísticos são usados primariamente por grupos como tentativa para camuflar suas conversações de outros.
Alguns exemplos comuns são o Pig Latin, que é usado em todo o mundo[carece de fontes]; a família Gibberish, predominante nos Estados Unidos e Suécia; e oVerlan, falado na França.
Cada um destes jogos linguísticos envolve usualmente uma transformação padrão simples para a fala, codificando ela. As línguas podem ser mentalmente e facilmente codificadas e decodificadas por um falante habilidoso na variação de fala normal, enquanto estes que ou não conhecem o código ou não é praticado em fala rápida são abandonados ouvindo nada mas gibberish.
Uma dificuldade comum com jogos linguísticos é que eles são usualmente transmitidos oralmente. Enquanto traduções escritas podem ser feitas, eles são frequentemente imperfeitos, e assim a soletração pode variar largamente. Algumas facções argumentam que palavras nestas línguas faladas devem simplesmente ser escritas da forma que elas são pronunciadas, enquanto outros insistem que a pureza da língua demanda que a transformação permanece visível quando as palavras são imparted para o papel. Ao contrário do que afirmam, não há um léxico escrito definitivo para jogos linguísticos, mas ele é sem dúvida uma questão de dialeto.
(pt.wikipedia/wiki/jogos_de_linguagem)
(pt.wikipedia/wiki/jogos_de_linguagem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário